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O que todos deveriam saber sobre envelhecer


Muitas pessoas ainda acham que envelhecer é sinônimo de ficar doente e inútil. De longe esta conclusão é muito mais reflexo de nossas experiências com o processo de envelhecimento das pessoas que conhecemos do que a única forma de envelhecer que há. Mesmo que a qualidade de vida dos idosos seja um desafio para as políticas públicas desse século em escala mundial, ela é possível de ser conquistada. Cada vez mais estudos comprovam que a qualidade de vida dessa parcela da população depende, de uma maneira geral, de um estilo adotado ao longo da vida, baseado em hábitos saudáveis.

“estudos apontam que em 2002 a população de idosos no Brasil ultrapassou os 15 milhões, e é estimado que ultrapasse os 32 milhões em 2022”

Estima-se que em 2050, a população idosa mundial terá 1,9 bilhões de pessoas, o que equivale atualmente à população infantil de 0 a 14 anos de idade, ou a um quinto da população mundial. Para ter uma noção do tamanho dessa mudança, no início do século 20, o brasileiro vivia até mais ou menos os 33 anos. Hoje, a expectativa de vida no nosso país é de mais de 68 anos, mais que o dobro daquela do início do século passado. Outros estudos apontam que em 2002 a população de idosos no Brasil ultrapassou os 15 milhões, e é estimado que ultrapasse os 32 milhões em 2022.

Dentre os fatores listados para o desencadeamento dessa mudança epidemiológica, destacam-se a melhoria da qualidade de vida ao longo dos anos, o aumento da escolaridade, opções de estilos de vida mais saudáveis e a maior cobertura das ações de saúde pública e da assistência médica.

“envelhecer como um processo progressivo de diminuição das funções corporais, algo natural e, dessa forma, algo que também pode ser saudável.”

Na visão pejorativa que ainda temos sobre envelhecer, uma palavra é utilizada com frequência para caracterizar esse estágio da vida: senil. Um velho senil ou um “velho gagá” é tido dentro da nossa sociedade como uma pessoa incapaz, pouco ativa, uma “colecionadora de doenças” que vive apenas para esperar a morte. De fato, o significado de senilidade é esse mesmo, sendo definida como um desenvolvimento de uma condição patológica por estresse emocional, acidentes ou doenças.

No entanto, essa ideia de que a velhice é dominada pela doença nem sempre é realidade, principalmente nos dias de hoje. Mesmo existindo perdas, tanto no nível biológico, social e psicológico do indivíduo, a manutenção das atividades e do engajamento social e familiar favorece um envelhecimento saudável. Dessa forma, somos convidados a conhecer uma nova palavra: a senescência. Esse conceito nada mais é do que o contrário da senilidade, o envelhecer como um processo progressivo de diminuição das funções corporais, algo natural e, dessa forma, algo que também pode ser saudável.

“é possível notar que as doenças crônicas são as grandes vilãs da saúde na terceira idade. No entanto... são passíveis de controle e inclusive prevenção...”

Segundo dados de 2007, as principais causas de óbito entre os idosos brasileiros são as doenças cardiovasculares, seguidas das neoplasias (tumores), doenças respiratórias e doenças endócrinas nutricionais e metabólicas.

Em relação aos motivos de internação, as doenças circulatórias também ocupam o topo da lista, seguidas pelas doenças respiratórias, doenças do aparelho digestivo, algumas doenças infecciosas e neoplasias. Pesquisas na área da saúde também colocam os traumas, principalmente devido a quedas, como um dos principais agravantes à saúde do idoso.

Assim, é possível notar que as doenças crônicas são as grandes vilãs da saúde na terceira idade. No entanto, também é de conhecimento que essas condições, mesmo podendo ter um componente de caráter genético hereditário, são passíveis de controle e inclusive prevenção, principalmente quando o indivíduo leva uma vida saudável.

Saiba como envelhecer com qualidade de vida


Alimentação saudável:

À medida que envelhecemos, uma alimentação saudável pode fazer a diferença na nossa ​​saúde e ajudar a melhorar como nos sentimos, incentivando uma sensação de bem-estar. Uma alimentação saudável tem muitos benefícios que podem ajudar os adultos mais velhos.

Obter nutrientes necessários para o corpo, como potássio, cálcio, vitamina D, vitamina B12, minerais e fibras dietéticas são muito importantes, pois, com o passar dos anos, o nosso organismo perde algumas funcionalidades e sente maior carência desses nutrientes. É possível satisfazer necessidades individuais de calorias e nutrição e ajudar a manter os níveis de energia com suplementos, como o pólen de abelhas desidratado (que, além de natural é riquíssimo em nutrientes).

Perder peso ou manter um peso saudável também é ideal para reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Se você tem uma doença crônica, comer bem pode ajudar a gerenciar a doença.


Dicas para comer bem:

Nossos hábitos alimentares diários mudam à medida que nosso corpo envelhece. Assim, pequenos ajustes são necessários para melhor desfrutar dos alimentos e bebidas que consumimos.

Com o envelhecimento, uma das mudanças mais sentidas é em relação ao paladar, que fica cada vez menos sensível devido a atrofia das papilas gustativas na língua. Dessa forma, tendemos a sentir menos o gosto dos alimentos, e por sua vez, adicionar mais sal ou açúcar na comida. Como é sabido que esses dois condimentos são prejudiciais a saúde em todas as idades, uma alternativa é adicionar sabor aos alimentos com especiarias e ervas no lugar do sal e do açúcar, e procurar alimentos com baixo teor de sódio e sem glúten.

Os medicamentos também alteram nosso paladar e apetite, portanto, pergunte ao seu médico se existem outras opções os medicamentos que você precisa tomar estão causando essas alterações. E sempre beba água ao invés de bebidas açucaradas.

Adicionar frutas e vegetais em suas refeições e lanches é uma ótima opção para absorção de nutrientes. Caso cortar seja um desafio para você, devido a alguma debilidade motora, procure frutas e legumes pré-cortados à venda. Os smoothies também são uma ótima e deliciosa alternativa para adquirir nutrientes.

Também é recomendado consumir alimentos ricos em vitamina B12.


Seja ativo no seu tempo:

Concentre-se em manter um peso corporal saudável. Ser fisicamente ativo pode ajudá-lo a permanecer forte e independente à medida que envelhece. Se você está com sobrepeso ou obeso, a perda de peso pode melhorar sua qualidade de vida e reduzir o risco de doenças.

Adultos em qualquer idade precisam de pelo menos 2 horas e meia de atividade física de intensidade moderada por semana. Ser ativo pelo menos 3 dias por semana é uma ótima meta, encontrando uma atividade que seja apropriada para seu nível da aptidão. Estar ativo tornará mais fácil desfrutar de outras atividades, como fazer compras, praticar algum esporte ou jardinagem.

Você pode começar com caminhadas, pedalar uma bicicleta ergométrica ou hidroginástica. Inclua também atividades que melhorem o equilíbrio para reduzir o risco de queda, como levantar pesos pequenos. Adicione atividades que requerem força pelo menos 2 vezes por semana.

Se você não tem certeza sobre o seu nível de aptidão, verifique com o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios intensos ou uma atividade física mais vigorosa.


Enfim, ficar velho não é, de forma alguma, sinônimo de ficar doente e inútil, porém, a idade demanda cuidados que quando incluídos na rotina ao longo da vida tornam-se hábitos saudáveis e que podem fazer toda diferença para um processo de envelhecimento natural, aproveitando das experiências que só mesmo o tempo pode nos trazer.

Gostou? Deixe aqui embaixo o seu comentário ou sua sugestão de conteúdo que gostaria de ver aqui. Fique ligado, em breve traremos mais conteúdo como este!

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