• Aruc Alimentos

Empresa sustentável: um projeto de valores


A natureza fornece uma rica, e ainda pouco explorada, biblioteca de tecnologias, informações, materiais e energia. Na concepção de que toda matéria prima é retirada da natureza, de forma direta ou indireta, toda empresa do século XXI deveria, por questão de consciência, trabalhar com sustentabilidade. Mas o que é na prática ser uma empresa Sustentabilidade: o que é e como surgiu A expressão “desenvolvimento sustentável” foi definida na World Commission on Environment and Development (Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento) de 1987 como um conceito normativo que requer um desenvolvimento que responda às necessidades do presente não prejudicando as gerações futuras na capacidade de suprir suas próprias necessidades. Dessa forma, as empresas que se comprometem em ser sustentáveis devem observar, em todas as suas ações, dois fatores além do financeiro/econômico: o social e o ambiental. Esses três fatores juntos, formam a expressão “tripple bottom line” (ou “linha de base tripla”), cada dia mais valorizada dentro do cenário corporativo. Apesar de ser um conceito relativamente novo, muitas culturas ao longo da história humana reconheceram a necessidade de harmonização entre o homem, a natureza e o progresso. No entanto, após a Revolução Industrial ocorrida em meados de 1760, as visões de negócio e matéria prima mudaram para o homem, que passou a focar seus esforços apenas no lucro sem se preocupar com a finitude dos recursos naturais, ou com as consequências da emissão de poluentes na natureza. Os resultados desse pensamento irresponsável são sentidos ainda hoje pela população mundial e pelo meio ambiente. Empresa sustentável Falando em números, o processo para uma empresa que se compromete em ser sustentável pode ser lucrativo.

Um estudo brasileiro feito em 2006, conseguiu confirmar a expectativa de que, ao aderir aos padrões de sustentabilidade, uma empresa reduz o risco corporativo medido pelo risco sistemático, determinando assim a redução do custo de capital próprio e aumentando o valor econômico da empresa. No entanto, como esse conceito vai além de cifrões, se ele não estiver inserido na cultura, dificilmente será alcançado. Por esta razão, uma empresa que pretende ser sustentável é uma empresa que visa a ética, o respeito, a formalidade, a minimização de recursos, principalmente os naturais, que já são escassos. Também os valores de justiça, honestidade, tolerância, liberdade, humanidade e ética precisam ser considerados.

O papel social Uma pesquisa da Mintel (empresa de mídia e inteligência) sobre os “Estilos de Vida Sustentáveis” feita em 2013 com 1500 consumidores de todas as regiões brasileiras, mostrou que ainda que 80% dos entrevistados afirmassem que iriam considerar os “fatores verdes” na sua próxima compra de eletrônicos, 69% responderam que valores altos preocupam mais que o meio ambiente. Além disso, 73% dos entrevistados afirmaram que a economia financeira é o principal motivo para uma redução no consumo de água e eletricidade. Por mais que a procura de “produtos verdes” esteja aumentando com o passar dos anos, muito ainda deve ser conquistado na responsabilização social. Fica ainda mais claro que a sustentabilidade não é apenas algo que deve ser seguido por empresas, mas pela sociedade como um todo, incorporando-a em nossa cultura. Além do mais, alternativas de mercado são elaboradas a cada dia para conseguir casar a sustentabilidade e o preço baixo, como é o caso de produtos e prestadores de serviços locais, que garantem produtos e serviços de qualidade com preço justo, trabalhando de maneira sustentável. Assim, ficamos com a reflexão da entrevista ao Yale Insights com o professor de Economia e Política Florestal da Universidade de Yale, Robert Mendelsohn. Respondendo à pergunta “Podemos custear a sustentabilidade?”, o professor disse que pela sua própria definição “não podemos deixar de ser sustentáveis. Isto é, escolher não ser sustentável é escolher um pior resultado. E, portanto, nós podemos, definitivamente, custeá-la”. E você? Leva em conta a sustentabilidade ao realizar suas compras? Ao realizar seu trabalho ou mesmo no dia-a-dia? Sustentabilidade, sustentável, são palavras que estão na moda, mas não à toa, e sim por necessidade. É um processo que precisa ser adotado o quanto antes pois o futuro será sustentável. Nós da Beemagine nos esforçamos para causar o menor impacto possível no meio ambiente em cada ação que executamos. Procuramos causar apenas um impacto positivo, seja na natureza ou na vida de nossos clientes.

#sustentabilidade #sustentável #meioambiente #natureza #pólen #pólendesidratado #pólenapícola #pólendeabelha #comprarpólendeabelha #comprarpólendesidratado #comprarpólenapícola #comprarpólen

22 visualizações
Navegação
Contato
Redes Sociais
Formas de Pagamento
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Apiário - Bairro dos Grilos - Ibiúna - São Paulo, CEP: 18150-000 - Brasil
Distribuição - Aldeia de Barueri - Barueri - São Paulo, CEP: 06440-000 - Brasil
Telefone: 11 97183 5452
CNPJ: 26.815.306/0001-90