• Aruc Alimentos

Já deve ter ouvido falar de abelha operária né? Sabe por que elas têm esse nome? Descubra nesse post


Elas são responsáveis pelo trabalho dentro e fora das colmeias. Quando jovens, ficam com os trabalhos internos de limpeza e manutenção. Depois que envelhecem, passam a se dedicar à coleta de néctar, pólen, água e resina.

As abelhas operárias são todas fêmeas e incapazes de se reproduzir. Vivem entre 30 e 45 dias. Mas apesar de curta, a vida das operárias é das mais intensas. Conforme a idade, as abelhas operárias possuem uma função específica: 1º ao 5º dia

São responsáveis pela faxina, fazendo a limpeza dos alvéolos e da parte interna da colmeia.

5º ao 10º dia

São chamadas abelhas nutrizes. Elas alimentam com mel e pólen as larvas com mais de 3 dias.

11º ao 20º dia

Produzem cera para construção de favos. Nessa idade, as operárias apresentam grande desenvolvimento das glândulas ceríferas. Além disso, recebem e desidratam o néctar trazido pelas campeiras, elaborando o mel.

18º ao 21º dia

Realizam a defesa da colmeia. Nessa fase, as operárias apresentam os órgãos de defesa bem desenvolvidos, com grande acúmulo de veneno. Podem também participar do controle da temperatura na colmeia.

22º dia até a morte

Elas abandonam os trabalhos internos na colmeia e se dedicam à coleta de néctar, pólen, resinas e água, quando são denominadas campeiras.

É importante ressaltar que a necessidade da colmeia pode fazer com que as operárias reativem algumas das glândulas atrofiadas, para realizar determinadas atividades. Elas realizam uma metamorfose reversa para que possam perpetuar a existência do enxame. Incrível não?!

Elas definitivamente merecem o nome de abelhas operárias!

Em breve contamos mais alguma curiosidade do mundo das abelhas. Fique ligado! ;)

#abelhas #operárias #pólen #mel #pólendesidratado #pólenapícola #pólendeabelha #comprarpólendeabelha #comprarpólendesidratado #comprarpólenapícola #comprarpólen

35 visualizações
Navegação
Contato
Redes Sociais
Formas de Pagamento
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Apiário - Bairro dos Grilos - Ibiúna - São Paulo, CEP: 18150-000 - Brasil
Distribuição - Aldeia de Barueri - Barueri - São Paulo, CEP: 06440-000 - Brasil
Telefone: 11 97183 5452
CNPJ: 26.815.306/0001-90