• Aruc Alimentos

Mel puro de verdade cristaliza?


A resposta curta para essa pergunta é SIM, o mel puro de verdade cristaliza.

E não é por estar cristalizado que o mel perde a qualidade. Na realidade, algumas pessoas até preferem o mel cristalizado pela sua textura mais crocante ou pela facilidade na hora de adoçar aquela xícara de chá sem fazer uma bagunça com o mel pela mesa. Além de não perder nenhum dos benefícios, o mel cristalizado é tão saboroso quanto sua versão líquida.


Porque o mel cristaliza?

O mel é o néctar das flores capturado e processado pelas abelhas e por isso é constituído principalmente por açúcares. A composição total aproximada do mel é de cerca de 79% açúcares (glicose, frutose, maltose, sacarose e outros açúcares), outros 18% de água e 3% de outros componentes. De forma natural as moléculas de açúcar começam a formar pequenos aglomerados que com o tempo vão se espalhando e tomando conta do mel, especialmente em lugares ou épocas mais frias, quando este processo é acelerado.

Diferentes espécies de flores possuem diferentes concentrações de açúcares (as abelhas visitam cerca de 4 milhões de flores para produzir 1 Kg de mel), portanto é normal que uma mesma marca de mel cristalize mais rápida ou lentamente em função das características específicas daquele lote de mel.

Enfim, quando o mel fica cristalizado ele apenas muda sua estrutura física, sem perder nenhum componente natural e sem perder nenhum dos seus benefícios naturais.


E O Mel falso, também cristaliza?

Se mesmo depois de muito tempo armazenado o seu mel não cristalizar você pode desconfiar da sua qualidade. Infelizmente é comum o processo de adição de xarope de glicose comercial ao mel por algumas empresas de pouca ou nenhuma ética.

A adição do xarope de glicose faz o mel perder várias de suas características benéficas, além de fazer com que ele não cristalize em virtude da característica do açúcar industrializado usado na adulteração.


Como descristalizar o mel?

Como dito antes, o mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum problema. Porém, se você prefere consumir seu mel na forma líquida, o processo de descristalização é muito simples:

- Numa panela alta e com tampa, acrescente água (confira se não irá transbordar a panela quando colocar sua embalagem de mel dentro).

- Leve a panela com água ao fogo até atingir entre 45 e 50ºC.

- Acrescente a embalagem do mel fechada e coloque a tampa na panela. Deixe descansar por 30 min.

- Após este tempo, verifique com uma colher se o mel já está descristalizado. Caso ainda tenha cristais repita o processo até que esteja ao seu gosto.

DICAS:

  • Se não tiver um termômetro, vá checando a temperatura da água até que comece a ficar insuportável manter a mão sem se machucar. Esta temperatura deve ser ideal.

  • Evite o uso de micro-ondas. É difícil controlar a temperatura que o mel vai atingir no aparelho, o que pode ser prejudicial para a qualidade do seu mel.


Cuidado! Não aqueça acima de 50ºC!

Quando o mel é aquecido acima desta temperatura, compostos aromáticos do mel começam a evaporar. Além disso, as enzimas, minerais e bactérias boas presentes no mel também começam a ser perdidos quando a temperatura é muito alta. Pra ter certeza que vai descristalizar seu mel sem perder nenhuma das suas propriedades, garante que ele não vai ser superaquecido.


Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário ou sua dúvida que ficaremos felizes em responder.

Siga nossas redes sociais para ficar ligado em mais informações valiosas como esta! =)

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo